Igarapé vai ganhar uma nova usina fotovoltaica nesta quarta, 1º

0
491

Igarapé inaugurará uma nova usina fotovoltaica nesta quarta-feira (1°) dezembro. A conquista é resultado da parceria da prefeitura com o Projeto Ampliando Fronteiras II, desenvolvido pelo Instituto Ramacrisna, com patrocínio da BrazilFoundation e apoio do Rotary Club de Belo Horizonte Liberdade.

Segundo a prefeitura, o equipamento já está instalado na Associação Educativa e Cultural de Igarapé (Assessig) e o objetivo é garantir autossutentabilidade e preservação ambiental.

Com a nova usina solar, a associação reduzirá o custo com o consumo de energia, permitindo a expansão das ações sociais por meio da realocação de recursos que antes eram usados para arcar com essas despesas. A energia gerada pelos painéis será conectada à Cemig e o tempo estimado de duração da usina fotovoltaica é de 25 anos.

O prefeito de Igarapé, Arnaldo Chaves, destacou a importância da iniciativa. “Parcerias assim transformam a realidade para melhor. Com certeza, a nova usina vai contribuir para aprimorar e ampliar as ações sociais da Assessig”, reconheceu.

Formação – A instalação da usina também proporcionou aulas práticas nos cursos, gratuitos, de qualificação profissional em Eletricista e Instalação e Manutenção de Placas Fotovoltaicas, oferecidos pelo Ramacrisna, em parceria com a Secretaria Municipal de Promoção Social e Defesa Civil. O projeto Ampliando Fronteiras II também oferece cursos de Mecânica de Automóveis, Assistente de RH, Logística, Excel e Padeiro. Esse último, inclusive, terá sua formatura celebrada no dia da inauguração da usina.