Palácio das Artes e Hemocentro de BH são iluminados em alusão à doação de sangue

0
268

Em 25/11 é comemorado o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue. Durante toda esta semana, que vai de 22 a 27/11, as unidades da Fundação Hemominas promovem atividades especiais como forma de agradecer aos doadores pelo gesto.

Para celebrar a data, conscientizar a população da importância da doação de sangue e atrair novos doadores, o Palácio das Artes e o Hemocentro de Belo Horizonte serão iluminados de vermelho.

O Palácio das Artes, que completou 51 anos, é uma referência cultural na capital mineira. O prédio foi escolhido para receber a iluminação no dia 25/11, a partir das 18h, por sua localização central e importância para o estado.

Já o Hemocentro de Belo Horizonte, maior unidade da Fundação Hemominas, será iluminado entre os dias 24 e 26/11.

Agende sua doação

Com o objetivo de organizar o fluxo de atendimento, evitando aglomerações para que as doações de sangue ocorram da forma mais segura possível, a Hemominas orienta a população para que agende suas doações on-line ou pelo MGapp – Cidadão. Em caso de não comparecimento, o interessado deve cancelar o agendamento para disponibilizar o horário a outro candidato. Para mais informações, acesse o site da fundação

Vacinas

A vacinação contra covid-19 também impacta no comparecimento de doadores nas unidades, já que existe um período de inaptidão após cada dose. Esse prazo depende da vacina recebida. Para as vacinas disponíveis até o momento, os prazos são:

– Coronovac/Sinovac: 48 horas

– AstraZeneca/Fiocruz: sete dias

– Pfizer/BioNTech: sete dias

– Janssen-Cilag: sete dias

– Sputnik V: sete dias

– Covaxin/Bharat Biotech: 48 horas

– Moderna: sete dias

No site da Fundação Hemominas estão descritas as condições e restrições para doação de sangue.