Prefeitura de São Joaquim de Bicas anuncia campanha antirrábica

0
494
Foto: Divulgação/Google

A campanha de vacinação antirrábica 2021 acontecerá entre os dias 14 e 25 de setembro, em São Joaquim de Bicas. Poderão ser vacinados contra a raiva cães e gatos acima de três meses.

O Centro de Zoonoses montará 41 pontos específicos de imunização em vários bairros, para que o tutor leve seu animal para se imunizar no local mais próximo. Os endereços podem e horários ser conferidos nas imagens abaixo.

O que é a raiva?

A raiva é uma doença infecciosa viral aguda, que acomete mamíferos, inclusive o homem, e caracteriza-se como uma encefalite progressiva e aguda com letalidade de aproximadamente 100%. É causada pelo Vírus do gênero Lyssavirus, da família Rabhdoviridae.

Como a raiva é transmitida?

A raiva é transmitida ao homem pela saliva de animais infectados, principalmente por meio da mordedura, podendo ser transmitida também pela arranhadura e/ou lambedura desses animais.

O período de incubação é variável entre as espécies, desde dias até anos, com uma média de 45 dias no ser humano, podendo ser mais curto em crianças.

Quais são os sintomas da raiva?

Após o período de incubação, surgem os sinais e sintomas clínicos inespecíficos (pródromos) da raiva, que duram em média de 2 a 10 dias. Nesse período, o paciente apresenta:

mal-estar geral;

pequeno aumento de temperatura;

anorexia;

cefaleia;

náuseas;

dor de garganta;

entorpecimento;

irritabilidade;

inquietude;

sensação de angústia.