Rebeca Andrade conquista a medalha de prata para o Brasil na ginástica

0
459
Rebeca Andrade conquista a prata nas Olimpíadas- Foto: Ricardo Bufolin
Rebeca Andrade conquista a prata nas Olimpíadas- Foto: Ricardo Bufolin

Rebeca Andrade conquistou nesta quinta-feira (29) a primeira medalha olímpica da ginástica artística feminina. Na prova que define a ginasta mais completa do mundo, o individual geral, em que vale a soma das notas dos quatro aparelhos, a brasileira só não foi melhor que a americana Sunisa Lee. Terminou na 2ª colocação, com 57.298 pontos e a medalha de prata nas Olimpíadas de Tóquio.

A ginasta já chegou à prova com moral. Teve a segunda melhor nota geral nas classificatórias, atrás apenas da norte-americana Simone Biles, superestrela da modalidade que desistiu de participar do individual geral para cuidar da ‘saúde mental’. Rebeca também disputará medalha em dois aparelhos na ginástica artística: solo e salto.

E o ouro não veio por muito pouco, por um passo para fora no solo. Nada que diminua a conquista de Rebeca, que ainda vai disputar mais duas finais em Tóquio: domingo no salto, e segunda-feira no solo. Mais duas chances de continuar escrevendo seu nome na história do esporte brasileiro.

Daniele Hypolito foi a primeira brasileira a conquistar uma medalha em Mundiais, uma prata no solo de 2001. Daiane dos Santos a primeira campeã mundial, em 2003. Rebeca em 2021 se tornou a primeira medalhista olímpica.