sexta-feira, outubro 22, 2021
InícioGeraisColeta seletiva de Igarapé vai recolher isopor e sacos de cimento

Coleta seletiva de Igarapé vai recolher isopor e sacos de cimento

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em parceria com a Associação de Catadores do Meio Ambiente (APAIG) de Igarapé, passará a coletar sacos de cimento vazios e isopor utilizado na construção de laje e em embalagens de eletrodomésticos, por exemplo. As embalagens de isopor usadas para alimentos não serão coletadas.

Atualmente, já são coletados papel, plástico, metal, vidro e óleo de cozinha usado. O recolhimento desses materiais será feito nós mesmos dias, horários e locais pela equipe que já atende a rota da coleta seletiva. O caminhão da coleta passa uma vez na semana, para recolher materiais recicláveis, que não devem ser misturados ao lixo comum.

A coleta seletiva no município é realizada por meio de parceria entre o município e a APAIG. A prefeitura fornece dois caminhões e seus motoristas, além do galpão onde é realizada a triagem do material, que é vendido para empresas de reciclagem, com verba totalmente revertida para a associação.

Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, Isaías de Abreu, são atualmente recolhidas, em média, 40 toneladas de materiais recicláveis por mês na cidade, o que deve aumentar com a inclusão desses novos materiais. Segundo ele, é importante essa ampliação do recolhimento da coleta seletiva, porque traz muitos benefícios, como o aumento de vida útil do aterro sanitário, a geração de renda para os catadores, a economia de dinheiro público e de recursos naturais, entre outros.

O secretário explica que é importante embrulhar vidros quebrados para evitar acidentes com os profissionais que realizam a coleta. E sempre que possível, lavar as embalagens de alimentos e deixar secar, visto que o resíduo seco e limpo tem um aproveitamento maior.

Artigos Relacionados
Publicidade

Mais Recentes