O Governo de Minas lançou nesta quarta-feira (16/6) o programa “Trilhas de Futuro”, que vai capacitar cerca de 40 mil jovens e adolescentes para atuar no mercado de trabalho, por meio de formação técnica gratuita a partir deste ano. O projeto terá investimento de R$ 534,7 milhões.
Ao todo, serão disponibilizadas 40 mil vagas para 78 cursos priorizados em 425 municípios que apresentaram demanda pelas atividades. Os cursos serão integralmente gratuitos, na modalidade presencial — respeitando as medidas sanitárias de prevenção à covid-19 — e com duração de um ano e meio. A expectativa é de que as aulas comecem em outubro.
Público-alvo
O projeto é voltado para estudantes de escolas públicas matriculados no 2º e 3º ano do ensino médio, além de alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Também poderão se inscrever adolescentes da rede particular de ensino, além de egressos do sistema educacional — neste último caso, apenas se houver vagas remanescentes, após as inscrições regulares. Todos os contemplados receberão vale-alimentação e vale-transporte no valor de R$ 18 por aluno.
Confira, a seguir, o cronograma do projeto Trilhas de Futuro, com todas as datas:
22/6 a 6/7 — Publicação do edital e período para inscrição das empresas interessadas em ofertas os cursos
21/7 — Publicação das instituições selecionadas e dos cursos credenciados
24/7 — Publicação do catálogo dos cursos
26/7 a 11/8 — Inscrição para os estudantes
16/8 a 6/9 — Matrículas
18/10 — Início das aulas