Contagem lança campanha contra cerol e linha chilena

0
348
Antenas de proteção serão instaladas em motocicletas. Foto: Secom Contagem

A operação “Todos contra o Cerol”, em Contagem, teve início nesta semana e vai até o dia 25 de junho. Segundo o município ela tem caráter educativo e prevê a realização de blitzes e a abordagem a jovens e adultos que empinam pipas.

Segundo a secretária de Defesa Social de Contagem, Paola Soares, o objetivo  é conscientizar sobre os riscos e perigos trazidos pelo uso proibido da linha chilena e do cerol. “Nós precisamos salvas vidas. A ideia é conscientizar o motociclista a instalar a antena, bem como as pessoas que soltam pipas a não utilizarem materiais ilegais”.

Além dos acidentes, as linhas cortantes podem causar dano à rede elétrica, ocasionando cortes de luz e rompimento de cabos, além da mutilação de pássaros. De acordo com a subcomandante da Guarda Civil, Anita de Carvalho,”em menos de dez dias, tivemos três aves feridas por linhas e dois acidentes com motociclistas. Precisamos evitar; o uso ilegal e inconsequente pode transformar uma inocente diversão em uma verdadeira tragédia”, ponderou.

A Operação “Todos contra o Cerol” também buscará inibir aglomerações, uma vez que as pessoas costumam se reunir em grupos para soltar pipa, desrespeitando as orientações de isolamento social, que é uma das formas de se combater o coronavírus. Representantes da Polícia Civil também participaram da operação.