Estoques de sangue estão em baixa e Hemominas solicita doações

0
235
Neste período de pandemia, a Fundação segue rigorosamente os procedimentos de prevenção. Foto: Alex de Jesus

A Fundação Hemominas chama a atenção para a baixa nos estoques de sangue. Segundo a instituição, doações de todos os tipos são necessárias, em especial de O positivo, O negativo e A positivo. Atualmente, os estoques de sangue estão, em média, 48% abaixo do ideal, sendo que a queda dos tipos O negativo, O positivo e A positivo chega a 60%.

Segundo a Hemominas, apesar da suspensão das cirurgias eletivas, a todo instante pessoas sofrem acidentes, necessitam de cirurgias de urgência, de transplantes e outros. “Além disso, alguns pacientes – como os portadores de anemias falciformes, hemofilia e outras doenças crônicas – precisam, constantemente, de receber transfusão de sangue e hemocomponentes”, reforçou a Fundação.

Neste período de pandemia, a Hemominas segue rigorosamente os procedimentos de prevenção, para que os doadores se sintam seguros ao entrar na instituição e fazer a doação de sangue. Os profissionais das unidades são capacitados e seguem todas as normas de proteção.

Como fazer a doação

As doações devem ser agendadas online ou pelo MGapp – Cidadão. Todos os horário e endereços podem ser consultados pela internet.

Entre os requisitos básicos para doar, é necessário estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, mais de 50 kg, estar bem descansado no momento da doação, estar alimentado e apresentar documento original e oficial com foto.

Candidatos à doação de sangue que foram infectados pela covid-19, após diagnóstico clínico e/ou laboratorial ficam inaptos por 30 dias. Candidatos que tiveram contato com pessoas que apresentaram diagnóstico clínico/laboratorial de infecção pelo COVID-19 são considerados inaptos pelo período de 14 dias, após o último contato com essas pessoas.

Em virtude da pandemia do coronavírus, o candidato que apresente qualquer sintoma respiratório, mesmo que leve, ou febre ou outros sintomas infecciosos, deverá aguardar 30 dias após recuperação para doar.

Vacinas

O prazo de inaptidão para doação após a vacina para Covid-19 depende da vacina recebida. Para as vacinas disponíveis em Minas Gerais até o momento, os prazos são:

– Coronavac/Sinovac: 48 horas

– Covishield/ Serum/ AstraZeneca/ Fiocruz: 7 dias

– Pfizer/BioNTech: 7 dias