Família de São Joaquim de Bicas pede doações para comprar cadeira de rodas para o filho

0
537
Enzo Ryan foi diagnosticado com AME aos oito meses de idade. Foto: Arquivo pessoal
Enzo Ryan foi diagnosticado com AME aos oito meses de idade. Foto: Arquivo pessoal

O garotinho Enzo Ryan, de apenas 5 anos, tem atrofia muscular espinhal tipo 1, doença conhecida como AME. Ele depende de vários tratamentos para sobreviver, como as fisioterapias que são essenciais para que seu corpo não atrofie.

A mãe de Enzo, Valquíria Pereira, conta que a doença foi identificada quando ele ainda era um bebê. “Começamos a desconfiar que ele era um bebê diferente com três meses, porque ele era muito molinho. Fizemos todo um processo, passando por vários médicos e fisioterapeutas, até que passamos por uma médica especialista e descobrimos a doença quando ele estava com oito meses de idade”, conta Valquíria.

Atualmente, todo o custo de tratamentos de Enzo Ryan depende de seus pais, que por isso não conseguem arcar com a compra de uma nova cadeira, que precisa ser maior, pois a que ele tem atualmente já não comporta. “Por isso peço que me ajudem. Toda ajuda é bem-vinda. Não importa o valor”, destaca a mãe do pequeno Enzo.

Para ajudar

Para contribuir com a compra de uma nova cadeira de rodas, os doadores podem depositar em uma das contas:

Banco do Brasil: Agência 2122-9 / Conta corrente 33646-7

Caixa Econômica: Agência 3654 / Ordem de pagamento 013 / Conta poupança 9318-8

CPF: 156.478.716-82

Atrofia muscular espinhal tipo 1 – forma infantil grave

Segundo o Instituto Nacional de Atrofia Muscular Espinhal, os sintomas aparecem até o sexto mês de vida. A criança apresenta movimentos fracos e necessita de auxílio para respirar (suporte de ventilação). Geralmente não conseguem sustentar o pescoço e nem sentar sem apoio. Também apresentam dificuldade de engolir, o que resulta em engasgos frequentes.