A Prefeitura de São Joaquim de Bicas apresentou à mineradora Vale, através do Comitê Gestor Pró Brumadinho, os projetos para compensação financeira pelo rompimento da Barragem Córrego do Feijão. A proposta do município foi apresentada nessa terça-feira (5).
De acordo com o prefeito Guto Rezende, serão mais de R$ 153 milhões em investimentos para a cidade. “Investimentos em infraestrutura, pavimentação asfáltica, drenagem, construção, reforma e ampliação de unidades de saúde e da Rede Municipal de Ensino. Seguimos trabalhando honestamente com transparência para melhorar a qualidade de vida da nossa gente”, disse o prefeito.
A proposta encaminhada pela prefeitura prevê obras de mais de 103 km em pavimentação asfáltica com estrutura completa em estradas e ruas da cidade. Além disso, São Joaquim de Bicas também receberá investimentos nas áreas da saúde e educação, como reforma e ampliação de unidades de saúde e escolas.
Confira abaixo as propostas de obras:
Tragedia
A tragédia matou 270 pessoas no dia 25 de janeiro de 2019. Onze corpos ainda não foram encontrados. Além das mortes, o rompimento da barragem B1, da Mina do Córrego do Feijão, provocou danos ambientais que inviabilizaram o uso da água de parte do Rio Paraopeba.