Quilombolas de Brumadinho começam a ser vacinados nesta segunda, 5

0
435
Vacinação de 100% dos quilombolas é recomendação do Ministério da Saúde. Foto: minasgerais.com.br

Os quilombolas das comunidades de Marinhos, Ribeirão, Rodrigues e Sapé estão agendados para serem vacinados a partir desta segunda-feira (5). A vacinação vai ser realizada na Unidade Básica de Saúde de Marinhos, com agendamento prévio por faixa etária. A orientação da Secretaria Estadual de Saúde é vacinar 100% da comunidade quilombola. 

Segundo Suemi Osawa, coordenadora do Setor de Imunização de Brumadinho, a vacinação de 100% dos quilombolas é uma recomendação do Ministério da Saúde em razão da maior vulnerabilidade da população. Ela ressalta que, geralmente, áreas quilombolas possuem menores taxas de vacinação e, por esta razão, podem vir a sofrer com alta morbidade e mortalidade por doenças crônicas e infecciosas, o que aumenta sua vulnerabilidade ao novo coronavírus. 

Documentação – Para ser vacinado, o quilombola deve apresentar documento de identificação com foto, CPF, comprovante de residência da comunidade e cartão de vacina. A estimativa é que mais de 600 pessoas das comunidades quilombolas do município receberão a primeira dose da vacina AstraZeneca/Fiocruz. Alguns deles, que fazem parte dos grupos prioritários inclusos no calendário da vacina contra a Covid-19, acima de 70 anos, já tomaram pelo menos a primeira dose. 

Pessoas que não moram nas comunidades quilombolas, mesmo tendo parentesco com moradores, não têm preferência para se vacinarem, uma vez que a imunização visa proteger as formas de convivência coletiva, evitando a contaminação.

Mais de 4.900 doses da vacina já foram aplicadas no município até o final de março. 
Informações da vacinação dos quilombolas: (31) 99867-4957