Governo de Minas prorroga onda roxa até 11 de abril

0
326
Município contabiliza 75 óbitos pela doença. Foto: RP
Município contabiliza 75 óbitos pela doença. Foto: RP

Na tarde desta quarta-feira (31), o Governo de Minas Gerais anunciou a prorrogação da ‘Onda Roxa‘ em 815 das 853 cidades do estado até 11 de abril. Antes, a medida, que estabelece normas mais restritivas à circulação de pessoas com o objetivo de conter o avanço da COVID-19, valia até o dia 4.

Apenas a macrorregião do Triângulo do Norte e a microrregião de Patos de Minas vão progredir para a onda vermelha do programa Minas Consciente a partir da próxima segunda-feira (5). Nestes locais, houve melhora nos indicadores epidemiológicos do coronavírus nestes locais.

De acordo com o Governo de Minas Gerais, as demais localidades ainda não apresentaram queda sustentada na taxa de óbitos e de ocupação em leitos de UTI e, por isso, deverão seguir as medidas mais restritivas pelo menos até 11 de abril. As medidas serão reavaliadas a cada sete dias pelo Comitê.

Pior momento da pandemia

O secretário ressaltou que Minas Gerais vive o pior momento da pandemia, agravada pelas novas variantes em circulação no estado, e pediu a colaboração da população durante o feriado da Semana Santa. Ele destacou a importância de ficar em casa neste momento.

“A experiência que já temos de feriado sempre foi muito ruim em relação à pandemia em outros momentos, a incidência elevou-se duas semanas após os feriados. Nossa expectativa agora é um pouco diferente, uma vez que estamos na onda roxa. Isso significa que hotéis não funcionam, há restrições de circulação em horários noturnos, apenas o que é essencial fica aberto. O papel de cada um é o que vai determinar o sucesso ou não deste momento”, pontua.