Igarapé intensifica vacinação contra meningite; meta não foi batida em 2020

0
161

Em 2020, Igarapé não atingiu a meta de vacinação contra a meningite, que é estabelecida pelo Ministério da Saúde. A intensificação da campanha pelo município teve início nesta sexta-feira (5).

Os responsáveis devem levar as crianças de 11 a 12 anos à unidade de vacinação mais próxima de casa, para que sejam imunizadas.

O esquema vacinal prevê duas doses, aos três e cinco meses de idade, com intervalo de 60 dias entre as doses. As crianças devem receber uma dose de reforço aos 12 meses de idade. Adolescentes de 11 e 12 anos recebem um reforço ou dose única.

No ano passado, para o grupo de três meses a 12 meses foi aplicado o total de 1.534 doses, e para os adolescentes de 11 a 12 anos foram aplicadas 596 doses. Igarapé não registrou nenhum caso da doença no ano passado.

A doença

Meningite é o nome que se dá às infecções que atingem as membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal, chamadas de meninges. É causada por diversos agentes infecciosos, como bactérias, fungos, vírus e alguns parasitas. Seja qual for o causador, todas as meningites são de notificação compulsória. Além disso, a doença é considerada endêmica, ou seja, os casos surgem durante todo o ano.