Prazo para pedir 2ª via do título de eleitor termina nesta quinta

0
203

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), termina nesta quinta-feira (5), o prazo para quem precisa tirar a 2ª via do título eleitoral. A Solicitação deve ser feita em cartório da zona em que o eleitor está cadastrado.

Para solicitar a 2ª via, é preciso estar em dia com a Justiça Eleitoral. Como por exemplo, não ter débitos pendentes, ausência às urnas ou aos trabalhos eleitorais, como o de mesário, ou por ter violado o Código Eleitoral e a Lei das Eleições. Antes de dar início ao pedido é necessário que o eleitor regularize sua situação no cartório eleitoral.

Por conta da pandemia o eleitor poderá apresentar qualquer documento oficial com foto, como carteira de identidade ou carteira de motorista. Segundo TSE, este ano, também será possível o uso do celular, que vai servir como identificação para quem já tem o cadastramento biométrico, por meio da via digital do título de eleitor. Além disso, o aplicativo da Justiça Eleitoral oferece outros serviços.

No próximo dia 15, eleitores de todo país, menos do Distrito Federal, irão às urnas. O voto para vereador será o primeiro. O eleitor digitará cinco números na urna eletrônica. Na sequência, vai digitar outros dois números para o cargo de prefeito.

De acordo com as regras sanitárias definidas pela Justiça Eleitoral para as eleições, por causa da pandemia do coronavírus, as seções serão equipadas com álcool em gel, que deverá ser usado antes do cidadão usar a urna. O uso de máscara é obrigatório.