São Joaquim de Bicas inicia Campanha Antirrábica

0
322
Tutores interessados em vacinar o animal devem conferir o cronograma. Foto: Divulgação/ Google
Tutores interessados em vacinar o animal devem conferir o cronograma. Foto: Divulgação/ Google

A Prefeitura de São Joaquim de Bicas iniciará, na próxima terça-feira (6), a Campanha de Vacinação Antirrábica. De acordo com a prefeitura, a meta é vacinar o maior número de animais acima de três meses de idade. As equipes de agentes de endemias estarão em vários pontos da cidade vacinando cães e gatos. 

Para que a cobertura vacinal seja ampla, a prefeitura elaborou um calendário de vacinação itinerante. Os agentes de combate a endemias irão a 16 bairros para facilitar a imunização dos animais.

O serviço é gratuito e os tutores deve transportar seu animal de forma adequada e segura para evitar fugas e acidentes. O ideal é os animais sejam vacinados todos os anos. “A raiva é uma enfermidade infecciosa aguda com taxa de mortalidade quase de cem por cento, daí a grande importância da campanha antirrábica anual. Tenho certeza que poderemos contar com a população de São Joaquim de Bicas para manter o controle da doença e contribuir com a saúde coletiva”, reforça a Secretária Municipal de Saúde Vanilda Maia. 

Confira os dias, horários e locais de vacinação em São Joaquim de Bicas: 

A vacina

A vacina antirrábica previne contra a raiva, vírus zoonose que pode ser transmitido do animal para o homem. A doença contagiosa é transmitida através da saliva de animais contaminados, arranhões e até mesmo o simples contato com excrementos e secreções. Tanto nos animais quanto em pessoas, o vírus pode ficar incubado por até duas semanas até que os sintomas surjam, sendo a agressividade mais notável.