Governo convoca população a doar sangue

0
193
Fundação Hemominas conta com estrutura segura para receber os voluntários que ajudarão a salvar vidas. Foto: Adair Gomez

Em todo o estado de Minas Gerais os estoques dos grupos sanguíneos O positivo e negativo registram mais de 40% de queda. A normalização dos estoques é condição essencial para que a Hemominas possa manter o volume estratégico de bolsas de sangue necessário ao atendimento da população.

O governador Romeu Zema lembra que a iniciativa de se tornar um doador pode salvar vidas. “É totalmente seguro fazer a doação nas unidades da Fundação Hemominas. Precisamos ajudar a repor o seu estoque. Vidas podem ser perdidas em nosso estado por falta de sangue. Agende pela internet e faça sua doação”, apelou à população.

De acordo com a gerente de Captação e Cadastro de Doadores da Fundação Hemominas, Viviane Guerra, as unidades da fundação vêm enfrentando uma queda nos estoques de sangue devido a diversos fatores, como as fortes chuvas no início do ano e feriados prolongados. Com a pandemia do coronavírus – covid-19 – o quadro se agravou.

Efeitos da pandemia

Segundo Viviane Guerra, as restrições de circulação e avanço rápido da doença geraram muita ansiedade e medo na população, e isso vem impactando no comparecimento de doadores. “A pandemia passou a refletir diretamente nos estoques de sangue, fundamentais para atendimento às demandas diárias dos estabelecimentos de Saúde, bem como dos pacientes assistidos pela Hemominas em seus ambulatórios”, explicou.

As unidades são ambientes seguros. A Fundação intensificou os procedimentos de higienização e prevenção, como a obrigatoriedade do uso de máscaras e o álcool gel (70%) nas mãos, seja do doador ou qualquer pessoa que entrar nas unidades. Além disso, as salas de espera, como as de coleta do sangue, foram reorganizadas de forma a garantir um distanciamento mínimo de 1 metro entre os doadores.

Os procedimentos são realizados por profissionais capacitados e que seguem todas as normas de proteção e prevenção, a fim de proporcionar segurança para o doador. Mais do que nunca, é necessário o exercício da solidariedade para poder atravessar este momento difícil, com os desafios que ele impõe a todos.

Agende sua doação

Com o objetivo de organizar o fluxo de atendimento, evitando aglomerações para que as doações de sangue ocorram da forma mais segura possível, a Fundação Hemominas está orientando a população para que agende suas doações on-line ou pelo MGapp – Cidadão. Em caso de não comparecimento, solicita-se cancelar o agendamento para disponibilizar o horário a outro candidato.

Conheça as condições e restrições para doação de sangue.