Setembro é o mês mundial de prevenção ao suicídio, quanto acontece a campanha “Setembro Amarelo”. A cor foi escolhida pela Organização Mundial de Saúde – OMS como símbolo do programa que incentiva aqueles que têm pensamentos suicidas a buscar ajuda.
Cerca de 800 mil pessoas morrem por suicídio todos os anos, de acordo com dados da Organização Pan-Americana de Saúde e, segundo o Ministério de Saúde, mais de 96% dos casos de suicídio estão relacionados a transtornos mentais, depressão, transtorno bipolar e/ou abuso de substâncias – números que colocam essa entre as três principais causas de morte de pessoas entre 15 e 29 anos no mundo.
Como buscar ajuda
Ainda segundo a OMS, é imprescindível que as pessoas busquem ajuda médica para tratamentos eficazes. Profissionais como psicólogos e psiquiatras são capazes de reverter quadro clínicos e salvar vidas. Para a OMS, suicídio é uma prioridade de saúde pública. No Brasil, o CVV, Centro de Valorização da Vida , atende voluntária e gratuitamente aqueles que quiserem e precisarem conversar, sob total sigilo, por telefone (basta discar 188), e-mail e chat 24 horas todos os dias. O centro realiza apoio emocional e prevenção