ICISMEP retoma obra de hospital oftalmológico em Igarapé

0
622
A obra já está 95% concluída. Foto: RP
A obra já está 95% concluída. Foto: RP

Iniciada pela primeira vez há cerca de nove anos, as obras do Hospital Oftalmológico da ICISMEP, em Igarapé, foram retomadas no mês de julho. A construção, que já havia sido reiniciada em 2018, foi paralisada por atrasos e inoperância da construtora vencedora da licitação da época, o que causou processo administrativo e rompimento de contrato.

De acordo com o Processo Licitatório nº 101/2019, a fase estrutural da obra já está 95% concluída. Restam serviços na estrutura do 3° nível, revestimentos e execução de alguns pontos específicos.

Segundo a ICISMEP, o problema com a antiga construtora, somado ao atraso para reiniciar as obras, devido ao coronavírus, fez o calendário se estender e o hospital deverá estar pronto no primeiro semestre de 2021, não mais no final de 2020. Contudo, a previsão de inauguração, se mantém para 2021.  

Os recursos são do Ministério da Saúde, com contrapartida de 10% da Instituição do Médio Paraopeba. Os recursos estão aplicados e só podem ser usados para esta finalidade.

A ICISMEP

A Instituição de Cooperação Intermunicipal do Médio Paraopeba – ICISMEP é presidida, atualmente, pelo prefeito de São Joaquim de Bicas, Antônio Augusto Resende Maia. A ICISMEP é mantida com verba do SUS e repasses mensais das prefeituras consorciadas. Hoje, é composta por 44 municípios, que representam uma população superior a 2,5 milhões de habitantes. A instituição realiza cerca de 300 mil atendimentos e 8 mil cirurgias anualmente. Além disso, faz 6 milhões de procedimentos/ano por meio da gestão clínica e demais contratos.