Em tempos de pandemia, e mesmo com fiscalização e regras para evitar aglomeração na Pedra Grande, em Igarapé, alguns motoristas seguem infligindo as leis do município.
Neste fim de semana, o Departamento de Trânsito e Transportes de Igarapé – Igaratrans autuou 15 veículos e apreendeu outros três por estacionar em local proibido, todos próximos à Pedra Grande. Segundo a prefeitura, a multa é de R$195,27.
No dia 17 de junho, a Prefeitura de Igarapé publicou o Decreto Nº 2.360 proibindo circulação no local. A decisão coibe o acesso ao Conjunto Natural e Paisagístico da Pedra Grande por qualquer meio de transporte ou a pé, para qualquer atividade, seja esportiva, turística ou religiosa.
Patrimônio Cultural
O Conjunto Natural e Paisagístico da Pedra Grande é tombado como patrimônio cultural de Igarapé. Conhecido pela fauna e flora diversificadas, o local também dispõe de topografia favorável à prática de esportes radicais, motivos que levam o espaço a atrair centenas de turistas nos fins de semana e feriados.
Com 1.434 metros de altitude, a Pedra Grande está situada na Serra de Itatiaia, no limite dos municípios de Igarapé, Mateus Leme e Itatiaiuçu. Localiza-se a 8km do centro de Igarapé. Do alto tem-se uma vista privilegiada da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).