Prefeitura de Mário Campos utiliza drone no combate ao mosquito Aedes aegypti

0
1114
Até o momento, município notificou 46 pessoas com dengue, número inferior ao do último ano, que teve nesta mesma época 1.244 casos confirmados. Foto: Divulgação

A Prefeitura de Mário Campos, em parceria com a mineradora Vale, está utilizando um drone para contribuir nos serviços de combate ao Aedes aegypti. O objetivo é atingir locais inacessíveis pelos agentes de endemias, sendo possível detectar e tratar todos os possíveis focos do mosquito.

Segundo a prefeitura, a campanha está sendo realizada em toda a cidade, principalmente nos locais com maior dificuldade de acesso. O drone, fornecido pela Vale, mapeia os locais e lança larvicida para combater as larvas do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.

Para Elaine Pereira Campos, coordenadora de Vigilância em Saúde, a melhor forma de prevenção da dengue é evitar a proliferação do mosquito. “Devemos eliminar a água armazenada que pode se tornar possíveis criadouros, como em vasos de plantas, galões de água, pneus, garrafas plásticas, piscinas sem uso e sem manutenção, e até mesmo em recipientes pequenos, como tampas de garrafas. É fundamental a participação consciente e diária de toda população”, destaca.

A Secretaria Municipal de Saúde possui dois telefones disponíveis para a população entrar em contato caso vejam locais com possíveis focos de dengue, sendo: Vigilância em Saúde/Zoonoses (31)3577-2454 ou Secretaria Municipal de Saúde (31)92000-2200.

Casos de dengue

Até esta terça-feira (2), Mário Campos notificou 46 pessoas com dengue, número baixo em vista do último ano, tendo nessa mesma época 1.244 pessoas confirmadas.