Segunda etapa da vacinação contra gripe começa nesta quinta-feira (16)

0
201

O público-alvo da segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza deve ficar atento ao calendário. A imunização começa nesta quinta-feira (16/4) e termina no dia 8 de maio.

Nesse período deverão ser imunizados profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade e, ainda, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos, que estejam cumprindo medidas socioeducativas.

Além desses grupos prioritários já anteriormente definidos, o Ministério da Saúde fez algumas alterações no calendário por causa do momento de pandemia do coronavírus. Antecipou para essa segunda etapa a vacinação dos caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários, e adiou para a terceira e última etapa da campanha a imunização dos professores das escolas públicas e privadas.

Na terceira etapa, prevista para começar no dia 9 de maio, a imunização contemplará também crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, adultos de 55 a 59 anos de idade, pessoas com deficiência.

Ressaltamos que por causa da antecipação da campanha, a Secretaria de Estado da Saúde vem repassando as doses aos municípios de forma escalonada, o que explica faltas pontuais no abastecimento.

Em Igarapé, a vacinação está disponível na antiga Policlínica e nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Pousada, Roseiras e Novo Horizonte de segunda a sexta, das 8h às 16h.

Para mais informações ou esclarecimento de dúvidas, os igarapeenses devem entrar em contato com a Unidade de Saúde de referência.