Prefeitura de São Joaquim de Bicas cria Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus

0
276
São Joaquim de Bicas cria comitê para prevenir e combater o coronavírus. Foto: Henrique Souza.
São Joaquim de Bicas cria comitê para prevenir e combater o coronavírus. Foto: Henrique Souza.

A Prefeitura de São Joaquim de Bicas declarou, nesta quarta-feira (18), por meio do Decreto nº 846, situação de emergência em virtude da pandemia do Coronavírus (COVID-19). De acordo com a prefeitura, foi instituído o Comitê de Prevenção e Enfrentamento. O grupo ficará responsável por monitorar a situação da pandemia e adotar as medidas necessárias para a contenção dos avanços da doença.

Mesmo ainda não tendo registrado nenhum caso, o município optou pela criação do Comitê como uma reação preventiva. As primeiras medidas principais já anunciadas pela administração municipal foram:

a) Ficam suspensas as aulas na Rede Municipal de Ensino entre os dias 17 e 22 de março de 2020, podendo ser prorrogada.

b) Ficam suspensas atividades na Biblioteca Municipal e na Casa da Memória por tempo indeterminado.

c) Ficam adiados todos os eventos em massa com público igual ou superior a 50 pessoas para espaços abertos e 20 pessoas para espaços fechados.

d) Ficam suspensas por tempo indeterminado as oficinas ofertadas pelo CRAS, CREAS, CAPS e Educarte.

e) Ficam proibidos acompanhantes para pacientes na UPA, com exceção dos casos determinados pelos médicos.

f) Ficam proibidas as visitas aos pacientes que estiverem na UPA.

g) Será gerado na UPA um boletim diário com atualizações sobre o estado de saúde dos atendidos para os familiares. As informações serão disponibilizadas nos horários de 14h e 21h.

h) Ficam suspensas os atendimentos de fisioterapia, odontologia, nutrição, fonoaudiologia e pequenas cirurgias.

i) Ficam proibidos acompanhantes para pacientes em consultas eletivas nas Unidades de Saúde, com exceção para casos onde sejam de extrema necessidade.

De acordo com o prefeito Guto Resende, os esforços são concentrados em preparar a cidade. “Estamos nos adiantando e preparando estratégias, para um cenário de crescimento de casos em Minas Gerais. Nos próximos meses teremos a chegada das temperaturas mais baixas e o já previsto aumento de pessoas infectadas”, explicou.