UBS do Resplendor será entregue no primeiro semestre de 2020

0
246
A obra está sendo garantida pela parceria público-privada. Foto: PMI

Está em construção a Unidade Básica de Saúde (UBS) Resplendor, localizada na Rua Paraíba, 380. Segundo a prefeitura, a previsão é de que a obra seja entregue no primeiro semestre do ano que vem. Atualmente, a unidade funciona em uma casa alugada. A unidade atenderá a população dos bairros Resplendor I e II.

A obra está sendo garantida por uma parceria do município com a empresa Polycast. Pelo acordo, cabe à prefeitura arcar com o valor da mão de obra, orçada em aproximadamente R$ 200 mil. Já à empresa, o fornecimento do material de construção.

O prédio, além de garantir ampliação do espaço físico, economia de gastos dos cofres públicos com aluguel, também possibilitará o aumento do número de profissionais na unidade. A nova UBS Resplendor será atendida por duas equipes de Saúde da Família, com dois médicos, dois enfermeiros, dois técnicos de enfermagem e 10 agentes comunitários de saúde cada.

Projetado com detalhes específicos, o novo prédio da UBS Resplendor, com mais de 400m² de área construída, será dotado de recepção, farmácia, cozinha, Centro de Material e Esterilização (CME),consultório odontológico, 2 consultórios enfermagem, 2 consultórios médicos, 2 banheiros  para pacientes e 2 para  funcionários, e ainda, salas de observação, vacina, medicação,  reunião e de ACS.

A futura sede própria da UBS Resplendor possibilitará também outros confortos e comodidades. A vacinação, que atualmente é oferecida apenas numa tarde da semana, passará  a ser disponibilizada o dia inteiro, de segunda a sexta-feira. O setor de Observação de pacientes, que hoje divide espaço com a Sala de Curativos, também ganhará sala específica. Os Grupos Operativos de Hipertensão, Diabetes, Atividade Física, Tabagismo e Psicologia, que realizam encontros na garagem e na varanda, ganharão espaço próprio para os encontros semanais.

Estrutura da rede de saúde

Com a inauguração da futura sede da UBS Resplendor, Igarapé elevará para 12 as equipes de saúde da família. Além das 10 unidades básicas, atualmente a população de Igarapé também é atendida pela UPA 24h, e conta com raio -x e farmácia 24h, Laboratório Municipal, apoio ao PSF Central no Brejo, Farmácia Central 12h, Centro de Especialidades Médicas, Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), um Ambulatório de Saúde Mental Infanto-Juvenil (ASMIJ), Controle e Avaliação, Vigilância em Saúde (Sanitária, Epidemiológica, Centro de Controle de Zoonoses e Saúde do Trabalhador), Ambulatório Central de Saúde Bucal, Serviço de Assistência Social e IST/Aids.