Prefeitura distribui mudas para ampliar arborização em Igarapé

0
642

A Prefeitura de Igarapé aproveita a temporada do florescimento dos ipês amarelos para lembrar que o município segue com a distribuição gratuita de mudas para a população. A doação é feita pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema), por meio do Adote Uma Árvore. Além de ipês, os igarapeenses podem obter também mudas de aroeira salsa, pata de vaca, dentre outras espécies para deixar a cidade mais arborizada  e colorida.

O projeto visa conscientizar a população sobre a importância da arborização e a escolha da espécie adequada para cada espaço da cidade como praças, calçadas e prédios públicos.

Todas as mudas utilizadas no Adote uma Árvore provêm de compensação ambiental. Ou seja, são doadas por pessoas ou empresas, que por algum motivo precisam cortar uma árvore e, assim, conforme exigência legal, necessitam repor para compensar o corte. Ao receber a muda, o morador assume o compromisso, por meio de assinatura de termo, de cuidar da árvore, fazendo a manutenção necessária.

Para participar do “Adote uma Árvore” é preciso entrar em contato com a Secretaria de Meio Ambiente e realizar o cadastro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O endereço é Rua Cristiano Machado, 802, Centro. Mais informações pelo telefone 3534.5744.

Política de Arborização

Além do Adote uma Árvore, o município desenvolve outras ações para manter a cidade arborizada, como os programas Plantando o Futuro e Verde é Vida.  

Em menos de dois anos, o Plantando o Futuro já realizou o plantio de quase 23 mil mudas de árvores frutíferas e nativas no município. O programa, iniciativa do Governo de Minas Gerais em parceria com a prefeitura, prevê o plantio de outras 17 mil mudas, totalizando, assim, em quase 40 mil novas árvores no território de Igarapé, incluindo áreas urbanas e rurais.

Já o Verde é Vida é um programa da Prefeitura que busca parcerias com a iniciativa privada e com a comunidade para adoção de áreas verdes no município. De acordo com a Sema, atualmente existem seis áreas adotadas, mas outras ações “pontuais” de voluntários ocorrem frequentemente.

Fonte: Comunicação/PMI