Encontro em Igarapé debate formas de prevenir a depressão

0
230

A depressão, doença considerada um problema mundial de saúde pública e que pode ser associada a pensamentos suicidas, é tema da Roda de Conversa – Falar é a Melhor Solução, que ocorrerá no auditório do Ceci, na Rua Primeiro de Maio, 100, em Igarapé, no próximo dia 24/8, a partir das 14h.

Dados da Organização Mundial de Saúde revelam que a cada 40 segundos uma pessoa morre por suicídio no mundo, enquanto várias outras, nesse mesmo intervalo de tempo, tentam o autoextermínio.

Com entrada gratuita e aberto para toda a população, o encontro que ocorrerá em Igarapé é promovido pela Comunidade Jean Pierre de Apoio à Vida – Viva, com apoio do Centro de Valorização da Vida (CVV) e da ONG Urgências Possíveis. As vagas são limitadas.  Interessados devem se inscrever previamente pela internet ou por whatsApp.

A Comunidade Viva foi criada há pouco mais de quatro meses por um grupo de pessoas de Betim e Igarapé, familiares e amigos de Jean Pierre, jovem vítima da depressão, que acabou tirando a própria vida, em abril deste ano. As primeiras ações do grupo ocorreram em maio, mês que Jean completaria 31 anos.  

Diálogo pode salvar vidas

O grupo, para vencer a dor pela perda do ente querido, resolveu promover ações para conscientizar outras famílias sobre a gravidade da depressão. Durante as ações em eventos e espaços públicos, integrantes da Comunidade Jean Pierre de Apoio à Vida – Viva, alerta ainda para a importância da busca de ajuda profissional em casos de acometimento de profundas tristezas e frustrações.

Segundo Cláudio Martins, um dos organizadores das ações, “o diálogo pode salvar vidas, conversar sobre a depressão, identificar, compreender e apoiar estas pessoas é essencial para que elas consigam sair desse quadro clínico. O diálogo é uma forte ferramenta de prevenção ao suicídio.”

“Falar sobre nossas angústias, anseios e tristezas é muito saudável. Quando a dor aperta precisamos buscar apoio”, aconselha Cláudio Martins.  “Esse apoio pode vir da família, amigos, psicólogos e psiquiatras. Podemos encontrar conforto também na fé, que  sempre  nos dá um alento nos momentos mais difíceis”, acrescenta.

Inscrições

Interessados na Roda de Conversa devem se inscrever, previamente, pela internet no site www.sympla.com.br ou por meio de mensagens via whatsApp . Os números disponíveis são (31) 97542.0399 ,  99696.5379 ,  ou 98626.1526.

O evento é gratuito.  A organização pede apenas que o inscrito contribua levando lanche comunitário.