Informe-se sobre os índices da dengue em seu município

0
251
Dengue em Minas Gerais tem aumento de 872,1% em relação ao mesmo período do ano passado. Foto: Riva Moreira

De acordo com o Ministério da Saúde, em 2019 Minas Gerais registrou 209.276 casos prováveis (casos confirmados + suspeitos) de dengue (dados atualizados em 06/05). Foram confirmados 25 óbitos por dengue dos municípios de Arcos (1), Betim (9), Contagem (2), Frutal (1), Ibirité (1), Paracatu (1), Uberlândia (8) e Unaí (2). Ao todo são 82 óbitos em investigação por dengue.

Nas cidades de Igarapé, São Joaquim de Bicas e Betim, as secretarias municipais de Saúde reforçam as ações e campanhas de conscientização contra a dengue. O Ministério da Saúde também alerta que o sistema de vigilância de estados e municípios e toda a população reforcem os cuidados para combater o mosquito.

São Joaquim de Bicas

O município, que tem cerca de 30.989 habitantes (IBGE), informou que até o dia 6 de maio deste ano, 934 casos foram notificados, destes, 38 foram confirmados e 31 descartados laboratorialmente. De acordo com a Prefeitura de São Joaquim de Bicas, estão sendo realizadas buscativas pelos agentes de saúde em relação aos casos que ainda não coletaram amostras de sorologia para realização do exame. A Secretaria Municipal de Saúde informou, ainda, que realizou o isolamento viral de algumas amostras de pacientes com suspeita de dengue tipo 2.

Município também identificou dengue tipo 2. Foto: Divulgação

Betim

Em Betim, cidade com mais 400 mil habitantes (IBGE), a situação é de epidemia. Até a última segunda-feira (06), 9 mortes foram confirmadas e outras 7 estão em investigação. A notificação da doença chega a 23.829, destes, 15.683 foram confirmados. Dentre as principais ações do município está a implantação de duas unidades de hidratação, uma no bairro Teresópolis e outra no Espírito Santo. Nas duas unidades os atendimentos são específicos para pacientes com dengue.

Com quase meio milhão de habitantes, Betim está com epidemia de dengue desde o início do ano. Foto: Edson Dutra

Igarapé

Com 42.246 mil habitantes, Igarapé apresenta, até a data de hoje, 1849 casos notificados com suspeita de dengue e 211 confirmados. De acordo com a Prefeitura de Igarapé, dentre as ações de combate à dengue destaca-se o trabalho da equipe de agentes de controle de endemias, que realizam visitas domiciliares – continuamente -, para evitar proliferação de criadouros do mosquito. Ainda segundo a prefeitura, durante 18 dias foi realizada a pulverização inseticida com o carro fumacê em todos os bairros com maior número de casos suspeitos de dengue.

Por dez dias a equipe do Departamento de Zoonoses de Igarapé recebeu apoio da Força-Tarefa de Combate à Dengue da Secretaria de Estado de Saúde (SES). O grupo, constituído de 16 agentes de endemias, juntou-se aos 14 profissionais do município para intensificar as ações de combate ao mosquito transmissor da dengue e de outras arboviroses como chikungunya, zika vírus e febre amarela urbana.

Dengue deixa Igarapé em estado de alerta. Foto: Prefeitura de Igarapé