Febre Amarela tem deixado em alerta municípios mineiros

0
212

Em Igarapé 85% da população já recebeu a imunização. Não foram registrados casos da doença no município 

Nos últimos tempos, a Febre Amarela tem causado temor. Seis mortes já foram confirmadas pelo governo de Minas Gerais desde julho do ano passado. Em Igarapé, embora não exista nenhum registro de morte de macacos infectados pelo vírus ou o registro de casos da doença em humanos, os moradores podem se vacinar.

No município há quatro Unidades Básicas de Saúde (UBS) com vacinas disponíveis. São elas: Central (antiga Policlínica), Pousada Del Rey, Jardim das Roseiras e Novo Horizonte. O horário de atendimento é das 08h às 16h, de segunda à sexta-feira. A orientação é para que as pessoas que ainda não se vacinaram procurem os postos de vacinação no município, levando o cartão de vacina.

De acordo com a Prefeitura Municipal de Igarapé, a cidade tem uma cobertura vacinal de 85% da população e estabeleceu estratégias para informar os cidadãos para se vacinar, isso principalmente nas áreas rurais.

Falta de vacina: manifestação nas redes sociais

Na última segunda-feira (15/01), uma mulher de 32 anos foi impedida de receber a imunização contra a Febre Amarela. O caso aconteceu na Unidade Básica de Saúde do Centro de Igarapé. De acordo com familiares da moça, ao chegar ao posto, ela foi informada de que não poderia ser vacinar, pois já havia recebido a dose há 10 anos.

Questionada sobre o caso, a Prefeitura de Igarapé informou que houve uma mudança no calendário vacinal. Toda a população pode ser vacinada, mas agora a dose é única, e não de 10 em 10 anos. “Tal informação pode ser confirmada na NOTA INFORMATIVA nº 94 de 2017 / CGPNI / DEVIT / SVS / MST do Ministério da Saúde. Portanto, quem já tomou uma dose da vacina, em qualquer época da vida, está imunizado, não precisando de outra dose. Foi o que aconteceu com o caso relatado, informou o órgão”, informou a Prefeitura de Igarapé.