De Igarapé para o Brasil: Enzo Henrique é destaque no Campeonato Brasileiro de Natação

0
562

Com 15 anos, o morador do Novo Horizonte Norte, em Igarapé, ficou em 6º lugar na competição de nível nacional

O ano de 2017 foi especial para o nadador Enzo Henrique Fernandes Duarte, de 15 anos, dono do sexto melhor tempo no Campeonato Brasileiro de Natação de Verão, disputado no Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte. A conquista marcou uma grande fase na carreira do jovem atleta, que hoje está entre os melhores competidores de sua faixa etária.

A história de Enzo Henrique na natação começou há oito anos, quando o atleta se mudou para Igarapé e iniciou seus treinamentos na academia Golfinhos. Na sequência, a piscina do Centro Educação Complementar de Igarapé (Ceci) foi palco para a exibição da jovem promessa, que atualmente é atleta do Mackenzie Esporte Clube, equipe profissional.

A professora Melina Paula Portiolli foi responsável pela formação do garoto nos tempos de Ceci. Para a treinadora, Enzo Henrique tinha um grande potencial e roubava a cena em relação aos demais alunos. “Logo nas primeiras competições amistosas ele já se destacava. Com um destaque maior quando fomos para os Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG). Em umas das provas mais disputadas, que havia em média 35 atletas, ele terminou em quarto lugar”, contou Melina Paula.

Apesar da pouca idade, o garoto tem marcar registrada em sua personalidade: a confiança! Após se destacar a nível nacional, Enzo Henrique quer estar entre os três melhores já no próximo ano e no futuro se profissionalizar dentro do esporte. “Futuramente eu tenho muita vontade de ser atleta profissional. Nas metas para o ano que vem eu coloquei estar entre os três melhores do Brasil”, disse o garoto.

Se depender de sua determinação, o garoto estará, em breve, representando todo o país, assim como o seu ídolo César Cielo, que é campeão mundial e medalhista olímpico. A humildade e a gratidão fazem parte da personalidade de Enzo Henrique, que destacou a importância dos pais Rilthon Carlos Duarte e Karina Cecília Fernandes. em sua carreira. As técnicas Joanna Costa e Laís Silva também foram destacadas pelo atleta, que reconheceu todos os esforços desempenhados por elas.

 

Imagens/Arquivo Pessoal