Sem serviços da COPASA, moradores reivindicam melhorias
Igarapé é um dos municípios que integram a região metropolitana de Belo Horizonte. De acordo com o último censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2016 a população estimada era de 40.468 habitantes. Embora seja uma cidade em pleno crescimento, e com importante papel na produção agrícola, Igarapé ainda tem 21 bairros sem serviço de saneamento básico.
No Plano Municipal de Saneamento Básico, documento que descreve a situação do sistema de esgotamento, consta que o serviço é gerado e operado pela COPASA. Os locais que não são contemplados pela rede de esgoto utilizam, de forma precária, foças rudimentares, lançamento de esgoto a céu aberto ou diretamente em mananciais e ligações clandestinas.
Conforme a Lei Municipal nº 1.130 de 04 de dezembro de 1998, Igarapé firmou o contrato de concessão com a Companhia de Saneamento de Minas Gerais, tornando-a a encarregada e responsável por executar obras de implantação, ampliação ou melhoria dos respectivos sistemas. A reportagem entrou em contato com a assessoria de imprensa da COPASA, que não respondeu ao questionamento sobre por que alguns bairros continuam com a necessidade do atendimento básico.
A moradora do bairro Pousada Del Rey, Renata Moreira (40), comentou sobre as dificuldades de conviver com o descaso e mesmo com os riscos à saúde devido à falta de atendimento do serviço básico. “É um tormento. E há uma cobrança na conta de água sobre a taxa de esgoto que não é oferecido. Uma coisa que a gente paga e não consegue. Todos têm fossa, e quando enche temos que pagar para desentupir, o que é um gasto a mais. Tem 10 anos que eu moro aqui e não teve nenhuma melhoria”. Renata Moreira também falou do incômodo causado pelo mau cheiro e a exposição de resíduos pela rua, que oferece riscos principalmente para as crianças, que costumam andar descalças no local.
Os bairros que ainda não contam com o sistema de esgotamento são: Pousada, Novo Igarapé, Atenas, Vivenda Santa Mônica I e II, Curralinho, Condomínio Fazenda Mirante, Aparecida, Nova Esperança, Maracanã, Canarinho, Panoramas Industriais, Planalto, Ouro Velho, Condomínio Gran Viver, Condomínio Solar, Condomínio Vila Igarapé, Condomínio Gran Royale, São Francisco, Condomínio Vista da Serra e Recanto dos Igarapés.