Betim promove Semana da Diversidade e 20ª Parada do Orgulho LGBTQIAPN+

0
400
Arquivo / Secom Betim

Betim se prepara para celebrar a pluralidade e estimular o respeito e a inclusão. A Prefeitura de Betim, o Conselho Municipal De Atenção à Diversidade Sexual e o movimento LGBTQIAPN+ dão início, na próxima semana, à 10ª Semana da Diversidade com uma série de ações especiais voltadas para as pessoas LGBTQIAPN+. A primeira atividade ocorre na quarta-feira (26), das 9h às 11h, na Praça Tiradentes, onde a gestão municipal desenvolve iniciativas de promoção à saúde especialmente dedicadas a esse público.

Serviços como escuta qualificada, orientações de saúde, distribuição de materiais informativos e realização de autotestes de HIV, além de aferição de pressão arterial e glicemia, em parceria com uma escola técnica, são alguns dos serviços que serão disponibilizados pela Tenda de Atendimento Integral à Saúde, que será montada na praça. O espaço reunirá enfermeiros, técnicos de enfermagem, farmacêuticos e profissionais da equipe do Serviço de Prevenção e Assistência a Doenças Infecciosas (Sepadi), vinculado à Secretaria Municipal de Saúde.

Os trabalhadores também vão orientar o público sobre os fluxos de atendimento na Atenção Primária à Saúde e realizar demais encaminhamentos necessários aos serviços da rede municipal.

20ª Parada do Orgulho LGBTQIAPN+
No domingo (30), ponto alto das celebrações na semana, a prefeitura, o Conselho e o movimento organizado LGBTQIAPN+, promovem a 20ª Parada do Orgulho LGBTQIAPN+ de Betim. A concentração terá início às 12h, no estacionamento do Ginásio Poliesportivo Divino Braga. De lá, o público participante seguirá em marcha pela avenida Edmeia Matos Lazzarotti, no sentido Mart Minas, retornando pela mesma avenida de volta ao estacionamento do ginásio. A programação inclui apresentações da banda Lex Luthor e da cantora Lorena Simpson, além de outras atrações artísticas e culturais.

Antes disso, na sexta (28), o Conselho oferece uma homenagem a personalidades, ativistas, voluntários e empreendedores que defendem e contribuem com o respeito à diversidade sexual. A 12ª edição do Prêmio Direitos Humanos LGBTQIAPN+ terá cerimônia realizada no plenário da Câmara Municipal, às 18h.

No sábado, às 13h, os apoiadores do movimento se encontram na tradicional feijoada beneficente, realizada no Rosário Bar, para a “pré-parada”.

Confira a programação

Tenda de Atendimento Integral à Saúde
Data: 26/06
Horário: das 9h às 11h
Local: Praça Tiradentes (Centro)

12º prêmio de Direitos Humanos LGBTQIAPN+
Data: 28/06
Horário: às 18h
Local: Plenário da Câmara Municipal (Praça Tiradentes, 48, Centro)

Feijoada da Diversidade
Data: 29/06
Horário: às 13h
Local: Rosário Bar (Rua do Rosário, 650, Angola)

20ª Parada do Orgulho LGBTQIAPN+
Data: 30/06
Horário: das 12h às 22h
Local: estacionamento do Ginásio Poliesportivo Divino Braga (rua Redelvim Andrade, 300, Angola)