Betim abrirá processo seletivo para contratação de 229 agentes de saúde

0
457
Foto: Comunicação / PMB

A Prefeitura de Betim deu início, nesta semana, aos trâmites para o processo seletivo que vai contratar 109 agentes comunitários de saúde (ACSs), 110 agentes de combate a endemias (ACEs) e dez supervisores de campo. A iniciativa permitirá um acréscimo de mais de 30% no quadro setorial desses profissionais, que atuam de forma integrada em ações de promoção da saúde, de vigilância e de prevenção de doenças como a dengue e demais arboviroses.

O edital com todas as diretrizes do processo deve ser publicado até sexta-feira (10) no Órgão Oficial, que pode ser acessado pelo portal da prefeitura (www.betim.mg.gov.br). De acordo com o cronograma do município, as inscrições para a seleção devem ter início no dia 10 de abril.

Atualmente, Betim possui 453 ACSs, 124 ACEs e 16 supervisores de campo em atuação. Os ACSs fazem parte da equipe multiprofissional das unidades de atenção básica. Eles realizam a integração do serviço com a comunidade, acompanhando os usuários e desenvolvendo ações educativas em domicílios e/ou coletivas de promoção da saúde e prevenção de doenças.

Já os ACEs e supervisores de campo estão ligados à Vigilância em Saúde. Eles realizam atividades de monitoramento, prevenção e controle de doenças e, também, de promoção da saúde. Dentre as competências desses agentes está a orientação da comunidade para a prevenção de doenças infecciosas e/ou de transmissão vetorial, como as arboviroses, e outros agravos provocados por animais peçonhentos.