A Prefeitura de Betim ampliou, neste mês, o número de cirurgias de vasectomia ofertadas mensalmente na rede SUS, passando de oito para 72 procedimentos. A medida faz parte das ações de planejamento familiar oferecidas na rede municipal de saúde e tem como objetivo melhorar o acesso ao método contraceptivo.
Podem realizar a vasectomia os homens maiores de 21 anos, com capacidade civil plena, ou que tenham, pelo menos, dois filhos vivos. Não há exigência de autorização do cônjuge.
O interessado em fazer o procedimento deve procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência do seu domicílio. Ao manifestar sua vontade, ele será direcionado para participar do Grupo de Planejamento Familiar, por meio do qual serão apresentadas todas as opções de métodos contraceptivos disponíveis, permitindo uma escolha consciente e bem embasada, inclusive estendida ao casal, se necessário.
“Por se tratar de um método irreversível no SUS, os pacientes que optarem pela vasectomia terão que responder a um questionário detalhado. Eles serão orientados pelas equipes de saúde e deverão aguardar por 60 dias para refletirem sobre a escolha do procedimento. Após esse período, se o interesse persistir, a cirurgia será agendada”, explica o diretor de Regulação, Controle e Avaliação da Secretaria Municipal de Saúde, Cristiano Abreu.
Realizadas no Centro de Especialidades Divino Ferreira Braga, as cirurgias são ambulatoriais, com aplicação de anestesia local e sem necessidade de internação.