Multivacinação: São Joaquim de Bicas promove evento ‘Criança em Ação’ neste sábado (21)

0
583
Evento será na Praça da Promessa, no bairro Tereza Cristina. Foto: Comunicação / PMSJB

No próximo sábado (21), a Prefeitura de São Joaquim de Bicas irá realizar o Criança em Ação, evento especial para o Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação na cidade. A programação será na Praça da Promessa, das 8h às 17h, e contará com uma programação bem especial, unindo ações de saúde, educação e lazer.

De acordo com a Secretaria de Saúde, a campanha terá como público-alvo as crianças e os adolescentes até os 15 anos de idade.

Programação divertida

Entre as atrações estão a rua de lazer com diversos brinquedos, apresentações de pilates kids e adultos, teatro, dança e música, além da distribuição de pipoca, algodão doce e picolé para a criançada. Também serão montados vários estandes para a exposição de trabalhos dos alunos, e para a oferta de alguns serviços de saúde. O evento será gratuito e aberto para toda a população.

Outras duas atrações do evento serão a presença de personagens dos filmes, desenhos animados e dos clássicos da literatura infantil, e a Carreta Furacão – veículo decorado que segue pelas ruas tocando música acompanhado de palhaços e dançarinos, que estará na cidade para fazer um tour bem divertido, na região, com as crianças que estiverem com a caderneta de vacinação atualizada.

Imunização

Conforme o cronograma de ações, na área da saúde, serão disponibilizados, de forma gratuita, os testes rápidos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), como os de Sífilis, HIV e Hepatite, a distribuição de kits escovação, palestras, além da equipe de vacinação do Vacimóvel, entre outros serviços. Na área da educação, terá uma feira literária envolvendo todas as escolas da rede municipal, com apresentações de teatro, música e dança dos alunos. Durante o evento, os estudantes vão abordar os temas e personagens dos livros estudados, além de expor trabalhos realizados na sala de aula.

Mobilização

Ao longo da semana os alunos das escolas municipais irão receber a visita de alguns personagens animados e do zé gotinha, com o intuito de convidá-los para o evento (Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação), bem como concretizá-los para importância da imunização no combate às doenças.

Estandes da Saúde

  • Odontologia com escovação e distribuição de kits;
  • Saúde mental;
  • Primeiros socorros com equipes da Unidade Pronto Atendimento (UPA);
  • Testagem rápida IST (Sífilis, HIV, Hepatite);
  • Doença (Hepatite);
  • Bolsa Família;
  • Farmácia (descarte de medicações e agulhas de insulina);
  • Equipe multidisciplinar (importância das brincadeiras e alimentação saudável);
  • Apresentação de Pilates kids e adultos.