Igarapé faz mutirão de vacinação contra meningite ACWY no sábado, 15/07

0
486
Agência Saúde/DF

No próximo sábado (15), a Prefeitura de Igarapé realiza o mutirão de vacinação contra a meningite ACWY, das 08h às 16h, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, com exceção da unidade no Brejo. A vacina será disponibilizada para toda a população acima dos 3 meses de idade e é importante ter se vacinado contra a Meningite C em, no mínimo, 30 dias.

Facilitando a vida do cidadão que ainda não atualizou o cartão de vacina, o mutirão vai contar também com aplicação da vacina bivalente contra a Covid-19 para a população acima de 18 anos e pessoas entre 12 e 17 anos que sejam imunossuprimidos, sendo necessário comparecer na UBS mais próxima munido apenas de cartão de vacina, CPF e cartão do SUS.

Meningite
Segundo o Mistério da Saúde, no Brasil, a meningite é considerada uma doença endêmica que provoca inflamação nas meninges, membranas que envolvem a medula espinhal e cerebral, podendo causar sequelas e até mesmo a morte, sendo a vacinação a forma mais eficaz de evitar a infecção. Os principais sintomas da doença são: febre, rigidez na nuca, dor de cabeça intensa, vômitos e, em alguns casos, alterações neurológicas.