Procon Betim realiza mutirão de renegociação de dívidas

0
381

Para marcar o Dia Mundial do Consumidor, celebrado em 15 de março, a Prefeitura de Betim, por meio da Superintendência de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor (Procon), preparou um mutirão para intermediação de renegociação de dívidas. A ação será realizada no próprio dia 15, das 8h às 16h, na Praça do Ceabe. Serão distribuídas senhas para atendimento, que ocorrerá por ordem de chegada.

Esse será o primeiro mutirão do Procon Betim após o período crítico da pandemia. A última edição, ocorrida em 2019, realizou 497 atendimentos e intermediou acordos em 70% dos casos.

“Essa ação é muito representativa, pois oferece oportunidade especial para o cidadão quitar suas dívidas. No mutirão, o consumidor tem a chance de resolver seus débitos e pendências com as empresas, que, muitas vezes, oferecem melhores condições de renegociação e acordo em comparação com o que normalmente é proposto”, destaca a superintendente do Procon Betim, Luana Miranda Guimarães.

Podem ser renegociadas dívidas inscritas nos órgãos de proteção a crédito, como SPC e Serasa, que incluem empréstimos, contratos, débitos em aberto por compras de produtos, dívidas de cartão de crédito, débitos de consórcios, seguros e serviços,; dívidas com concessionárias (água e energia elétrica), dentre outros. O Procon será responsável por mediar os acordos entre consumidores e fornecedores para conseguir abatimento, descontos, extinção, parcelamento ou para melhorar as condições dos débitos. Uma equipe da Câmara de Dirigentes Lojistas de Betim (CDL-Betim) também estará à disposição para realizar consultas gratuitas de nomes negativados no Serasa.

De acordo com a Superintendência, a quantidade de desconto, o prazo em aberto do débito e o tempo de pagamento da dívida dependerá da situação de cada consumidor.

Para conseguir atendimento, é necessário apresentar os seguintes documentos que comprovem o débito a ser negociado: CPF, RG, notas fiscais, contratos, boletos e extratos.

Quem não conseguir comparecer na data do evento poderá se dirigir à sede do Procon Betim para obter auxílio para renegociação das dívidas ao longo do mês. O órgão está localizado no Monte Carmo Shopping (avenida Juiz Marco Túlio Isaac, 1.119, bairro Ingá Alto), com funcionamento das 8h às 16h. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones 3531-1188 / 3512-6046.