Com o aumento das chuvas que atingem a cidade, a prefeitura Municipal de São Joaquim de Bicas segue intensificando os trabalhos de monitoramento do nível do rio Paraopeba e realizando ações preventivas, com o objetivo de trazer mais segurança para a população.
Após o temporal de sábado (7) e domingo (8), o nível do rio subiu, e chegou a ultrapassar seis metros de altura. Os moradores que residem nas proximidades das margens do rio, foram orientados a deixarem suas residências. Para amparar e oferecer abrigo temporário às famílias desabrigadas, a prefeitura montou um Centro de Apoio, no Complexo Esportivo Didi Gouveia (avenida Marcia Antônia, nº 74, bairro Tereza Cristina).
Outras medidas adotadas pela prefeitura foram interdições de algumas ruas e estradas, são elas: a rua do Índio, localizada no bairro Vale do Sol, em decorrência do alto risco de deslizamento de terra no local. O local foi sinalizado pelo órgão, e para quem reside ou precisa acessar a região, o desvio está sendo feito pela rua Dois; na estrada de acesso ao bairro Primavera, via Fazenda do Eli, com pista totalmente interditada nos dois sentidos, o desvio está sendo pela rua Dois, (Estrada da Aguaí), no bairro Vale do Sol; na rua Paraopeba, que dá acesso ao bairro Paciência, nos dois sentidos, no trecho após à entrada do Condomínio Dallas; e na estrada de acesso ao Boa Esperança.
Após a redução das chuvas, nesta segunda-feira (9), a medição realizada pelos técnicos da Defesa Civil mostrou que o nível de água do rio diminuiu em média 26 cm. Até a manhã desta terça-feira (10), a Defesa Civil não registrou nenhuma ocorrência de inundações nas residências que fazem margem ao Rio Paraopeba.
O órgão reforça para que a população siga as orientações informadas nas redes sociais da prefeitura. “Estamos em trabalho contínuo desde outubro do ano passado, realizando todo o serviço preventivo. Hoje estamos mais tranquilos devido à baixa do rio Paraopeba e por não ter registro de ocorrência negativa. Seguimos trabalhando no monitoramento das regiões de risco e orientando a população”, explicou Alan Kardec, engenheiro da Defesa Civil.
Em caso de emergência, os chamados podem ser solicitados pelo (31) 9 9358-0097, com plantão 24h. Outras informações podem ser obtidas pelo (31) 3534-9000, de segunda a sexta, das 8h às 17h.