Igarapé Bem Temperado está de volta; festival acontece em setembro

0
569
Foto: Igarapé Bem Temperado

O Igarapé Bem Temperado está de volta. A 14ª dição do festival de culinária e cultura acontecerá entre os dias 8 e 11 de setembro, na Praça Matriz de Igarapé.

Além da deliciosa comida feita pelas mestras da cozinha mineira, a programação traz para o público apresentações da música popular brasileira, com os ritmos Samba Canção, Choro e Bossa Nova.

Segundo a organização, o principal objetivo do Igarapé Sabor, criado em 2005, é a cozinha simples da tradição dos quintais e o legado culinário mantido e transmitido por um grupo de senhoras aposentadas que o projeto agrupou e empoderou, colocando estas personagens como protagonistas importantes da cozinha mineira.

O 14ª Igarapé Bem Temperado está sendo viabilizado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, por meio das empresas SADA e FORNAC e apoio da Prefeitura de Igarapé.

Veja a programação 

SEXTA 09 DE SETEMBRO – 18h às 23h40

18h Abertura do segundo dia do IBT 2022.

18h30 Segunda etapa do workshop degustação “Saberes e Memórias da Culinária Popular Brasileira” – O Chef Felipe Rameh se junta à pesquisadora Paty Durães para acompanhar a Mestra Maria Aparecida Coelho na finalização do preparo do doce de laranja da terra. A degustação será do jeitinho que os mineiros gostam. Local: Cozinha Show.

19h30 Workshop degustação “Fermentação de Vegetais”. Você já ouviu falar de fermentação de vegetais? Então, a Carol Dini, cozinheira criadora do @cebolanamanteiga, projeto que busca desenvolver nas pessoas o prazer do ato de cozinhar em casa, chega ao IBT para ensinar um pouquinho pra gente sobre essa técnica milenar que vem chamando atenção no meio culinário. Local: Cozinha Show.

22h Márcio Nagô apresenta seu mais novo show Céu de Montanhas. Nagô é um artista com a expressão ancestral da própria história do povo que ele representa com sua arte, cantor e compositor, nascido em Brumadinho, gosta de dizer que sua música é um samba mineiro miscigenado com baião. Nagô chega ao IBT com sua ginga suave e malevolente ao lado de experientes músicos para abrir os caminhos de muito sucesso neste momento de retorno do nosso festival.

23h40 Encerramento do segundo dia do festival.

 

SÁBADO 10 DE SETEMBRO – 10h às 23h40

10h Abertura do Terceiro dia do IBT 2022.

12h Oficina de Culinária Infantil “Receitinhas de vó para agradar a criançada” – Duas Mestras queridas na cidade, Maria do Sindicato e Dolores Henriques fazem a festa com a criançada, contanto histórias e fazendo gostosuras. OBS: Toda criança deverá estar acompanhada dos pais ou responsável legal. Serão 30 vagas, para crianças de 5 a 12 anos. As inscrições acontecem, no próprio local, 30 minutos antes da oficina. Local: Espaço Cozinha Show.

14h00 Workshop Degustação “Educação do Gosto” – Pesquisadores e chefs do movimento Slow food BH, liderados pela cozinheira Denise Furtado e Lucas Mourão, estudioso e ativista da valorização e difusão do uso das PANC na alimentação, criador do projeto Jaca Verde, chegam ao IBT trazendo dinâmicas gustativas e sensoriais para o público, falando um pouco dos alimentos existentes no nosso cerrado que são pouco utilizados ou até desconhecidos. Local: Espaço Cozinha Show.

15h Apresentação musical com Vanderli & Vilmar. A dupla fez parte do “Trio Gira Mundo”, nos anos de 1980. Recentemente retomaram à atividade artística e vem participando de eventos na região. O grupo igarapeense promete matar a saudade do público com uma seleção da boa e autêntica música sertaneja. Local: Coreto Central da Praça Miguel Henriques.

19h Workshop Degustação – “Memória Culinária e Outras Histórias” – Degustação de chás e quitandas dos quintais com Mestra Nadir Campos e Maria Helena Resende. Durante a atividade o público irá conhecer um pouquinho da história de algumas mestras através da oportunidade de experimentar uma pequena mostra da riqueza culinária dos quintais.

20h Exibição Audiovisual – Comida de Quintal – Depois de exibição em festivais na Europa, a artista Luisa Macedo escolheu o IBT para exibir seu curta metragem para os mineiros. A obra é um ensaio visual sinestésico que nos convida a conhecer Maria, Vera e Wanusa, que têm em comum, além da resistência em meio às adversidades da vida diária, seus quintais urbanos produtivos em meio a verticalização da cidade de Belo Horizonte.

22h Apresentação musical com Serginho Saraiva e Trio. Um virtuoso sanfoneiro chega ao IBT para um tempero especial com o melhor da música caipira de raiz.

23h40 Encerramento do terceiro dia do festival.

DOMINGO 11 DE SETEMBRO – 10h às 18h30

10h Abertura do quarto dia do IBT 2022 com Apresentação artística e cultural do Grupo Congo do Vale. Mestre Jorginho comanda crianças e jovens em um espetáculo de toques de tambor, cantos e danças marcadas pela energia ancestral da cultura afro-brasileira. Local: Largo da Igreja Matriz de Santo Antônio – Praça Miguel Henriques.

11h30 Apresentação artística e cultural com Banda Lira de Santo Antônio. A maestrina Maria Angélica Paulino faz a regência da tradicional banda de instrumentos de sopro da cidade, trazendo ao festival o clima das quermesses de antigamente. No repertório, machinhas e dobrados.

13h40 Apresentação cênica e degustação. A Mestra Maria do Sindicato que também é uma artista contadora de histórias, irá mostrar um pouco deste seu outro talento, encenando capítulos da sua própria história, marcada pela vivência com os pais, na época que moravam na Grota do Bagaço (atual Bairro Maracanã), passando também por lembranças de como aproveitava o pouco que se tinha na roça para suprir a alimentação necessária para suas crianças. Local: Espaço Cozinha Show.

14h30 Apresentação musical com o Duo Dama-triz. Uma dupla de músicos que vale por uma banda inteira! O casal de músicos Ailla Rennó e Vagner Ferreira traz ao IBT versões especiais de grandes sucessos internacionais, nacionais e canções autorais pra lá de divertidas. Local: Coreto Central da Praça Miguel Henriques.

16h30 Apresentação musical com o Grupo Couro e Corda. Liderado pelo músico Sérgio Rangel, nosso estimado Chuchu, o grupo traz ao IBT um delicioso repertório da música popular brasileira com destaque para canções memoráveis dos anos 80, passando pelos clássicos de músicos como Lenine, Paulinho Mosca, Lulu Santos, Chico Buarque, entre outros. Local: Coreto Central da Praça Miguel Henriques.

18h40 Encerramento da programação dos 4 dias na Praça do IBT 2022.