Guardas de congado de cidades mineiras se encontraram em Igarapé, no último dia 12, durante os festejos de Santo Antônio, organizados pela Guarda de Dona Carmem, no bairro Novo Igarapé. A tradição centenária louva Nossa Senhora do Rosário, São Benedito e Santa Efigênia, entre outros santos, lembrando a proteção que esses santos deram aos escravos negros.
Estiveram presentes as guardas de Ouro Preto, Santa Luzia, Divinópolis, Itatiaiuçu, Coronel Fabriciano, Timóteo, Piedade dos Gerais, Igaratinga, e São Gonçalo do Pará. A festa teve o apoio da Prefeitura de Igarapé, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo.
As guardas apresentaram seus ritos, tocaram, dançaram e fizeram evoluções ao redor dos mastros das bandeiras dos santos. Após o almoço, foi feito o ritual de agradecimento pelo alimento.
A celebração também foi marcada por procissão dos congadeiros pelas ruas do centro. A guarda de Ouro Preto, seguida pelas guardas de Igarapé, foi até a porta da Igreja Matriz de Santo Antônio, na Praça Miguel Henriques, onde cantaram o lamento, narrando o tempo em que os negros eram proibidos de entrar nas igrejas dos brancos.
Para a felicidade dos presentes, a porta da Matriz de Santo Antônio foi aberta para os congadeiros expressarem sua fé e devoção. A festa foi encerrada com muita emoção e alegria dos participantes.
Tradição
Congado é uma expressão cultural e religiosa que envolve o canto, dança, encenações e espiritualidade cristã e de matriz africana.