Portadores de fibromialgia recebem cartão preferencial em Igarapé

0
390

Nesta quinta-feira, 12, às 13h30, a Prefeitura de Igarapé fará a entrega do cartão de atendimento preferencial aos portadores da Síndrome Clínica da Fibromialgia. Nesta data, também é comemorado o Dia Nacional de Conscientização e Enfrentamento da Fibromialgia, doença que se manifesta com dor no corpo todo, principalmente na musculatura, cansaço, sono não reparador e outros sintomas, como alterações de memória e atenção, ansiedade, depressão e alterações intestinais.

O evento será realizado na Secretaria de Promoção Social e Defesa Civil, localizada na Rua Tiradentes, 555, Bom Jardim, e contará com uma palestra da reumatologista Priscilla Delchova, um alongamento com a fisioterapeuta Maísa Menezes, e a distribuição dos cartões de benefício aos portadores de fibromialgia.

Os cartões serão distribuídos aos pacientes, mediante comprovação da doença por relatório médico, além de documento de identificação e uma foto 3×4. O relatório médico é fornecido pelo médico do posto de referência (UBS) do paciente.

Direito

A Lei Municipal Nº 2.009, de 24 de Novembro de 2021, torna obrigatório o atendimento preferencial aos portadores de fibromialgia em órgãos públicos e empresas públicas concessionárias de serviços públicos no município.

Os portadores da síndrome também têm direito ao estacionamento em vagas já destinadas aos idosos, gestantes e deficientes, por meio de um cartão adesivo (carteirinha), expedido pelo Executivo Municipal. O adesivo também será entregue no evento.

As informações sobre a lei podem ser consultadas na Edição 1.830, de 24 de novembro de 2021, do Diário Oficial de Igarapé. Clique aqui para acessar.