Estão abertas as inscrições para a Seletiva do Igarapé Sabor 2022; saiba como participar

Serão 4 vagas disponíveis para participar do Igarapé Sabor 2022

0
626
Foto: divulgação/PMI

O maior evento de Igarapé já começa a movimentar a cidade. Após dois anos sem o festival devido à pandemia, os preparativos para o IV Festival Gastronômico já seguem em ritmo acelerado. Na última sexta-feira (11/03), a Prefeitura de Igarapé publicou o edital que regulamenta as inscrições para o concurso de receitas que vai escolher quatro novas mestras para participar da 4ª  edição do Igarapé Sabor que, neste ano, acontece de 7 a 10 de julho.

A inscrição para participar da seleção do festival é gratuita e deverá ser, preferencialmente, digitada e protocolada na Casa da Cultura Fráter Henrique Cristiano José Matos, que fica localizada na rua São Vicente, nº 1.100, Bairro Três Poderes, das 8h às 17h.

A temática dos pratos é livre, desde que siga os princípios da culinária mineira tradicional do município de Igarapé. O resultado das receitas aprovadas para a “Seletiva de Receitas — Novas Mestras” será divulgado no dia 20/04, no site da Prefeitura Municipal de Igarapé.

Para a participação no Igarapé Sabor 2022, haverá quatro vagas para principiantes. A organização escolherá até 10 receitas para apresentação técnica dos pratos na Seletiva de Receitas, onde somente o prato principal deve ser apresentado, os demais pratos e informações solicitadas serão analisadas pela Comissão de Organização e Fiscalização do Festival.

As receitas aprovadas para apresentação técnica dos pratos serão avaliadas por uma comissão de avaliação composta da seguinte forma: A – Júri de Degustação – 03 (três) participantes; B – Júri Técnico de Degustação – 03 (três) participantes. A comissão de avaliação será apresentada até o dia 07/04.

O formulário de inscrição encontra-se na edição do Diário Oficial do Município, publicado no dia 11/3, no site da Prefeitura de Igarapé: www.igarape.mg.gov.br

MESTRAS

As inscrições das Mestras da Culinária também deverão ser realizadas a partir de 18/03 a 31/03, apresentando as receitas e temáticas da seguinte forma:

1 – PRATO PRINCIPAL: LIVRE – CULINÁRIA MINEIRA;

2- TEMÁTICA 2º PRATO: LIVRE – CULINÁRIA MINEIRA;

3- COMERCIALIZAÇÃO DE OUTROS PRODUTOS;

4- RELEITURA DE RECEITAS. (EXCLUSIVO DAS MESTRAS DA CULINÁRIA).

Vale lembrar que a realização das inscrições das Mestras da Culinária é de total responsabilidade das mestras participantes, sob orientação da Comissão de Organização e Fiscalização do Festival.

Para mais informações os interessados devem fazer download do edital n.º 1906, disponível no site da Prefeitura de Igarapé, no endereço eletrônico www.igarape.mg.gov.br.

EVENTO

Durante o Igarapé Sabor, o município fica ainda mais aconchegante para receber o público que aprecia a comida típica de Minas Gerais.

O festival reúne o melhor da comida típica mineira, produzida pelas mãos de quem tem mais história: as mestras da culinária. Elas são personagens importantes da cultura igarapeense e representam a nossa tradição gastronômica, com destaque para o uso de ingredientes cultivados nos quintais de casa, colhidos quase na hora de ir para o prato.

Muitas das mestras aprenderam a cozinhar com suas mães e avós. Algumas já são octogenárias. Com isso, além de fomentar a economia do município, a proposta do festival é incentivar as famílias para a preservação da memória gastronômica.