Em Igarapé, escolas estaduais terão ensino médio de tempo integral; veja quais

0
162

A partir deste semestre as escolas estaduais Joelma Alves de Oliveira, no Novo Horizonte, e José Amâncio dos Santos, no Resplendor terão o ensino médio de tempo integral. A medida faz parte da adesão da Prefeitura de Igarapé, no ano passado, ao projeto Mãos Dadas do Governo de Minas, de reformulação da educação.

Com essa mudança, os estudantes do 1° ano do segundo grau passarão a ficar mais tempo nas escolas, cumprindo uma carga horária de 9h diárias, no período das 7h às 16 horas, com aulas regulares e oficinas F, pela manhã e à tarde. Eles terão direito a um intervalo para o lanche da manhã, uma pausa mais longa reservada para o almoço e outro intervalo para o lanche da tarde. Todas as refeições serão oferecidas gratuitamente nas escolas para os alunos.

Além das disciplinas da base curricular como Língua portuguesa, Matemática e Química, haverá aulas de Resíduos sólidos, Práticas experimentais, Introdução ao mundo do trabalho, Estudos orientados, Ciências e Tecnologia. Os estudantes receberão gratuitamente os livros didáticos.

De acordo com a diretora da EE. José Amâncio, Marise Machado de Oliveira, as escolas que aderem o ensino médio integral ajudam o estudante a preparar e ser o protagonista de seu percurso de vida. Ela destaca que, durante o programa, os alunos serão incentivados a tomar decisões, descobrir o que querem fazer, planejar o futuro e compartilhar as responsabilidades com os outros colegas.

“As atividades desenvolvidas contribuirão para que os alunos descubram suas habilidades, além de prepará-los para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e para o Mercado de trabalho”, afirmou.