Barragem em Itatiaiuçu está no nível 3 de emergência

0
253

O nível de emergência da barragem da Mina de Serra Azul, em Itatiaiuçu, foi reclassificado de 2 para 3, o que indica risco de rompimento. A informação foi divulgada pela ArcelorMittal, mineradora responsável pela barragem.

A mineradora afirmou que as condições de segurança da estrutura permanecem inalteradas e que não há risco de ruptura iminente. Segundo a empresa, o nível de classificação foi modificado após a entrada em vigor de uma nova resolução da Agência Nacional de Mineração (ANM), que alterou os critérios.

“É importante ressaltar que a reclassificação em nada mudou as condições de segurança da barragem da Mina de Serra Azul, que permanecem inalteradas desde o acionamento do Plano de Ação de Emergência de Barragem de Mineração (PAEBM), em fevereiro de 2019, quando o nível de emergência da barragem foi elevado para 2 e a empresa promoveu, preventivamente, a realocação da comunidade que vivia na chamada Zona de Autossalvamento (ZAS)”, informou.

A barragem está desativada desde 2012 e será descaracterizada com a retirada do material contido no interior. Em 2019, famílias foram obrigadas a sair de casa por causa do risco de rompimento da barragem.