Projetos premiado pela Lei Aldir Blanc vão movimentar Igarapé

0
511

O produtor cultural Ricardo Beraldo de Oliveira, um dos sete contemplados com a premiação do Edital da Lei Aldir Blanc, realizado em dezembro pela Prefeitura de Igarapé, fará a apresentação de seu projeto “Vira Cultura Igarapé”, no próximo dia 5 de março. O evento, aberto à população, será na Praça Miguel Henriques da Silva, no Centro, a partir do meio-dia.

De acordo com a programação divulgada pelo artista, haverá apresentações de músicas, danças, artesanatos e teatro. A Associação de Artesão de Igarapé (AAI) irá comercializar seus produtos no local.

Segundo Ricardo Beraldo, o projeto foi desenvolvido a partir da identificação de uma grande carência de entretenimento na cidade. Ele pretende com sua iniciativa promover interação entre as diversas áreas culturais, incluindo movimentos pouco difundidos no município, e, ao mesmo tempo, movimentar a economia local.

Além de Ricardo, a artesã Raphaela Ambrósio de Faria promoverá diversas oficinas em formato híbrido (aulas presenciais e on-line) para a população, através do Projeto Arte Afro, também patrocinado pela Lei Aldir Blanc.

Serão oito aulas ministradas pela artesã, sendo cursos de bonecas, garrafas, grafites, acessórios, entre outros. Os cursos são gratuitos e abertos a todos os públicos.

Segundo Raphaela, o projeto visa resgatar a tradição e cultura locais, ensinar um pouco dessa arte popular, além de contribuir para uma gerar renda e fortalecer o empreendedorismo, movimentando a economia na cidade.

As aulas online serão transmitidas através do canal Projeto Arte Afro, no Youtube, que poderão ser acessadas através do link. Já as aulas presenciais ocorrerão em diferentes locais, sendo a oficina de grafite na Praça Miguel Henriques da Silva e as demais na Casa da Cultura.

 

Programações

Projeto Vira Cultura Igarapé

 

12h30 – Karisma Sonorização

13h20 – Fanfarra de Igarapé

13h50 – Giovanna Barbosa

14h20 – Cia. de Dança Vanessa Alves

14h40 – Marcelo Reis e Rafael

15h40 – Gilberto Diniz

16h30 – Carreirinho da Viola

17h15 – Samba e Choro de Quintal

18h45 – Encerramento

 

Projeto Arte Afro

 

05/03 – Oficina online de Boneca, às 10h

09/03 – Oficina online de Garrafa, às 10h

16/03 – Oficina online Mandala, às 10h

23/03 – Oficina online de Estandarte, às 10h

27/03 – Oficina presencial de Grafite, às 13h30

30/03 – Oficina presencial de Brincos, às 08h30

06/04 – Oficina presencial de Turbante, às 08h30

13/04 – Oficina presencial de Verbetes com frases em homenagem à cidade de Igarapé, às 08h30