Minas será sede de concurso internacional de queijos

0
292
Foto: Gil Leonardi / Imprensa MG

Minas Gerais vai sediar, em 5/11, concurso internacional de queijos. O evento integra a programação da ExpoQueijo Brasil – International Cheese, que será realizada em Araxá, na região do Triângulo.

A expectativa é a de que mais de 800 queijos de 14 países produtores sejam julgados por especialistas nacionais e internacionais, que vão apontar qual região produz os melhores queijos do mundo.

“O concurso colabora para melhorar as características sensoriais e premia, em cada categoria, o concorrente que apresentar os melhores resultados em função dos vários atributos avaliados por especialistas de reconhecimento internacional”, afirma Maricell Hussein, organizadora do evento.

As inscrições para o concurso, que tem o apoio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), já estão abertas e podem ser feitas até o dia 10/10 pela internet. O produtor interessado deve acessar o site do evento (www.expoqueijobrasil.com.br) e preencher a ficha de inscrição com os detalhes do produto.

“O formulário é altamente intuitivo e, por meio das informações repassadas, o próprio site já vai inserir o queijo na categoria adequada”, explica Élvio Rocha, organizador do concurso.

As categorias variam de acordo com a matriz leiteira (vaca, búfala, cabra e ovelha) e as tecnologias queijeiras. Independente do tipo de queijo, a taxa de inscrição é R$ 50 e permite que o produtor inscreva seus produtos em até três categorias. Há descontos para quem antecipar a inscrição.

A participação no concurso só é aceita caso o produtor esteja em dia com registros dos Serviços de Inspeção Municipal (SIM), Estadual (SIE), Federal (SIF), e também o Sisbi (equivalência) ou Selo Arte, para produtos artesanais. Os queijos provenientes dos outros países seguirão as normas determinadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para entrarem em território brasileiro. As regras para envio também podem ser encontradas no site.