Esmeraldas confirma primeiro caso de infecção pela variante Delta

0
368
Prefeitura faz apelo para que moradores não deixem de tomar a segunda dose da vacina. Foto: Bruno Diniz

Nessa terça-feira (24), a Prefeitura de Esmeraldas confirmou o primeiro caso de infecção pela variante Delta da covid-19 em um morador do município.

De acordo com a prefeitura, a informação foi reportada pela Secretaria Estadual de Saúde. A detecção da variante foi possível após análise aleatória (genotipagem) de amostra laboratorial do paciente. O órgão não deu detalhes sobre o estado de saúde do paciente.

“Sendo essa uma situação de alerta, a Prefeitura de Esmeraldas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, faz um apelo à população para que as pessoas que receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19 voltem aos postos de vacinação na data programada e registrada no cartão para tomarem a segunda dose, já que os imunizantes só têm sua eficácia garantida depois da aplicação de duas doses no período recomendado pelos fabricantes”, comunicou a prefeitura sobre a importância de completar o ciclo vacinal.

Cuidados redobrados conta a variante Delta

A variante Delta foi identificada pela primeira vez na Índia em dezembro de 2020 e, posteriormente, passou a ser reconhecida por outros países, incluindo o Brasil.

De acordo com os estudos realizados até o momento, essa variante é resultado de mutações no vírus da covid-19 e apresenta maior potencial de transmissibilidade e predispõe as pessoas a maior risco de desenvolver a infecção quando comparada com as outras variantes já detectadas.