Maioria dos vereadores aprova municipalização de escolas estaduais de Igarapé

0
512
Imagem: Redes sociais/CMI

Por decisão da maioria dos vereadores, o “Projeto Mãos Dadas”, do Governo de Minas, será aderido em Igarapé e haverá a municipalização.

A votação do projeto ocorreu nesta quinta-feira (15) e, agora, o Ensino Fundamental das escolas estaduais Joelma Alves de Oliveira e José Amâncio dos Santos passarão a ser de responsabilidade da prefeitura.

A reunião pública durou cerca de três horas e contou com a participação da deputada estadual Beatriz Cerqueira, além do sindicato dos professores. Em debate constante com o legislativo municipal, a classe deixou registrada a opinião contrária ao projeto.

Foram declarados oito votos favoráveis, dos vereadores Ronaldo Oliveira, Gilmar de Brito, Wellington Carvalho, Elias Evangelista, Adão José, Célia Maria, José Maciel e Luiz Campelo. Já os vereadores Leandro Barbado, Hamilton Martins, Rafael Webert e Wagner Antônio preferiram abster-se do voto. O atual presidente da Câmara, Antônio Jorge, só votaria em caso de empate.

O que muda agora?

Com a adesão, a Prefeitura de Igarapé passa a ser a total responsável pela gestão administrativa, financeira e operacional dos anos iniciais do Ensino Fundamental (1° ao 5° anos), que atualmente pertencem ao Estado.

Segundo o projeto, sendo integrante do “Mãos Dadas” a prefeitura receberá R$ 4 milhões para investimentos na área da educação. Porém não há data específica para o recebimento da verba. A expectativa é a construção de duas escolas infantis, além de ampliar escolas municipais dentre outros investimentos.