A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e as Forças de Segurança atuantes em Minas Gerais apresentam, nesta sexta-feira (25/6), os resultados da Operação Narco Brasil. Durante o mês de junho, aproximadamente 6 toneladas de entorpecentes foram retiradas de circulação; 2,5 mil pessoas foram presas e apreendidas, sendo cumpridos cerca de 300 mandados de prisão, e mais de 170 mil procedimentos de fiscalização realizados apenas no território mineiro.
Nestas quinta (24/6) e sexta-feira (25/6), mais de 16 toneladas de substâncias ilícitas estão sendo incineradas em todo o estado, conforme prevê a política nacional – um prejuízo que vai de R$ 16 a R$ 20 milhões para as organizações criminosas. Somente na Região Metropolitana de Belo Horizonte, são 5,3 toneladas de material destruído.
“O Estado organizado demonstra ter condições de debelar este que é o principal comburente da criminalidade violenta no Brasil, o tráfico de drogas. Essa política pública busca trabalhar a prevenção, conscientizar a população a respeito desse esforço social contra um problema de saúde pública e repreender o crime”, avalia o secretário adjunto de Justiça e Segurança Pública, Jeferson Botelho.