Igarapé tem redução de 50% nos roubos de veículos; veja os dados

0
505
Foto: Yasmim Esteve/RP
Foto: Arquivo / Yasmim Esteve/RP

Segundo os dados da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp), Igarapé apresenta redução de 50% nos roubos de veículos, no comparativo de janeiro a abril de 2020 e 2021. Neste ano, cinco carros foram roubados de seus condutores, sendo que no mesmo período do ano passado 10 roubos foram registrados.

Já na modalidade de furtos a veículos, a redução é de 5,56%. Entre janeiro e abril deste ano, 17 carros foram furtados de seus condutores. Somente em abril, sete carros foram furtados. Os dados do Armazém de Informações Integradas de Defesa Social (Sids) incluem ocorrências feitas pelas policias Civil e Militar, sistema socioeducativo e prisional, mais detalhes como bairros e regiões dos crimes não são divulgados.

Entre os anos de 2015 a 2020 (período de seis anos), 2017 se destaca na incidência de roubos a veículos no município, totalizando 85 roubos no ano. Os furtos foram mais incidentes em 2015, com um total de 71 ocorrências.

Roubo x furto

Segundo o Código Penal, os dois crimes são diferentes. O roubo é caracterizado por grave ameaça e violência. No furto há diminuição do patrimônio de outra pessoa sem que haja violência.