Zema incentiva imunização mais rápida: “vacina resolve quando está aplicada”

0
208
Governador orientou que municípios não interrompam o processo de vacinação nos fins de semana e não façam estoque. Foto: Governo de Minas

Nesta quinta-feira (8), o governador Romeu Zema declarou que os municípios que estão com o processo de vacinação contra a Covid-19 agilizado receberão mais doses do imunizante. As doses que serão incluídas na distribuição fazem parte da reserva técnica de 5%, que é separada pelo Estado.

“Observamos que em algumas prefeituras o processo estava mais ágil e em outras havia formação de estoque. Nessas onde o processo está mais ágil, nós estaremos direcionando essa reserva técnica. Ou seja, quem está com maior velocidade, vai receber um pouco mais. Montar estoque nesse momento é algo que seria extremamente não recomendado. A vacina resolve nosso problema quando está aplicada, no braço de quem precisa. E não dentro do refrigerador”, disse Zema.

Além disso, o governador explicou que a distribuição das doses tem ocorrido em questão de horas, mas o que tem acontecido é que algumas prefeituras não buscam de imediato. Zema também orientou que os municípios não interrompam o processo de vacinação aos fins de semana e citou problemas relacionados à logística das próprias cidades, o que faz com que a vacinação ocorra mais lentamente.