Prefeito de Betim adquire 1,2 milhão de vacinas contra Covid-19

0
242
Aplicada em duas doses, as vacinas adquiridas por Betim serão capazes de imunizar 600 mil pessoas. Foto: Secom/Betim

Na noite desta quinta-feira (11), o prefeito de Betim, Vittorio Medioli, anunciou que o município adquiriu 1,2 milhão da vacina russa Sputnik 5. No mercado mundial ela é considerada uma das mais eficazes contra Covid-19, com 91,6% de eficácia. Serão investidos 11,6 milhões na compra das vacinas.

Aplicada em duas doses, as vacinas adquiridas serão capazes de imunizar 600 mil pessoas, entre moradores da cidade e pessoas que trabalham em Betim e residem em outros municípios. De acordo com o prefeito, a previsão é de que as vacinas cheguem na segunda quinzena de abril.

Decisão de compra – O Supremo Tribunal Federal liberou, em 22 de fevereiro, a compra de doses de vacinas pelos municípios brasileiros. Segundo o prefeito, Betim optou por não aderir ao consórcio, mas caminhou com pernas próprias para comprar a vacina, o que inclusive foi motivo de crítica.

“Hoje tivemos uma resposta positiva, via representantes do Governo da Rússia, que aceitaram o nosso pedido de compra para imunizar 600 mil pessoas. Com a entrega prevista dessas vacinas para o mês de abril, provavelmente entre o dia 15 e 20 de abril. Poderá ser até mais cedo”, destacou Medioli.

Betim tem, atualmente, 440 mil habitante. A cidade é considerada um pólo de saúde na região, com mais de 10 mil trabalhadores da área. Betim recebe um milhão de pessoas de cidades da região para atendimentos de saúde. “Temos interesse de imunizar a população que aqui vem e volta”, ressaltou o prefeito.